Você já tem sua cafeteria mas percebe que precisa estruturar melhor suas decisões, ou então está se preparando para abrir a sua cafeteria? Então esse texto é para você! Vamos te ensinar como fazer o plano de negócios de uma cafeteria para o seu negócio estar inteiramente planejado e melhor orientado!
Uma grande parte dos problemas de um negócio pode ser evitada se pararmos para estruturá-lo de antemão. Isso significa detalhar diversos aspectos do seu empreendimento, no plano de negócios de uma cafeteria. Saia do sufoco, ou então evite ele, com as nossas dicas abaixo para o micro e pequeno empreendedor!
Plano de negócios de uma cafeteria: o que é?
De forma geral, o plano de negócios é uma espécie de documento empresarial, onde detalhamos os objetivos do negócio e o passo-a-passo para chegarmos lá. O plano de negócios de uma cafeteria irá te ajudar a prever faltas e entraves existentes, ou que podem existir no futuro.
O plano de negócios de uma cafeteria irá orientar ou redirecionar as ações do negócio, garantindo sustentação para a administração, em números e estratégias. Também tornará mais simples a comunicação entre os sócios, colaboradores e clientes.
Para tanto, o plano de negócios de uma cafeteria irá compilar dados detalhados e atualizados do ramo de gastronomia e café, sobre seus produtos e serviços, clientes, concorrentes, e fornecedores. Nele, também irá detalhar os pontos fortes e fracos da sua cafeteria, para entender se há viabilidade de negócio.
Saiba como elaborar o plano de negócios de uma cafeteria
1- Os primeiros serão os últimos
A primeira parte de um plano de negócios de uma cafeteria é o sumário executivo. Ele resume as ações futuras, que estão sendo planejadas. Justamente por resumi-las, ele deve ser feito ao final, assim fica mais simples!
Nele, deve haver em, no máximo, três páginas, uma breve descrição da cafeteria e seus diferenciais competitivos, missão, produtos, serviços e principais benefícios. Aqui também deveremos listar o segmento de clientes, a sede da empresa, qual será o investimento total, indicadores financeiros, forma jurídica e o enquadramento tributário.
2- Análise de mercado da cafeteria
Como o sumário deve ser feito por último, é interessante começar pela análise de mercado da cafeteria. Ela vai oferecer uma compreensão do mercado de atuação da empresa, ressaltando seus clientes, concorrentes e fornecedores.
Pergunte-se quem está comprando do seu empreendimento, o que e por que. Inclua os hábitos de compra, renda, nível cultural, onde moram e estilo de vida dos seus potenciais ou atuais clientes. Analise as outras cafeterias da região e compreenda o que já está sendo feito e qual janela de mercado existe para sua cafeteria.
Então reflita sobre o posicionamento dos produtos que vende e sonde o mercado para saber como precificar na sua região e no seu ramo.
Além disso, estude, estude, estude… Quanto mais conhecimento você tiver do segmento, mais assertivo será seu projeto! Por isso, não tenha preguiça: mergulhe em cursos e pesquisas, converse com especialistas da área, visite o maior número de cafeterias da cidade que irá empreender e de outras localidades.
Lembre-se de anotar os diferenciais de cada negócio e avaliar também o que você não quer para a sua cafeteria. Assim será muito mais simples de chegar ao seu conceito, ao DNA da marca.
3- Faça o plano de vendas e marketing da cafeteria
O plano de marketing é apenas explicar como sua cafeteria irá ofertar seus produtos e serviços, com o uso dos 4 “Ps”, um conceito clássico, mas ainda super importante quando se fala em estratégia de marketing, os famosos pilares Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.
Lembre-se de incluir a descrição dos seus produtos e serviços, qualidade e utilidade, inovações e diferenciações. Inclua também como serão feitas as vendas e entregas da sua cafeteria. Além disso, é importantíssimo estimar suas vendas: por exemplo, quantos espressos, macchiatos, cappuccinos, bolos, sanduíches irá vender.
Também é preciso abordar quais os canais de venda irá utilizar para fazer suas entregas, desde a loja física, mas especialmente no momento que estamos vivendo onde uma boa parte dos clientes está comprando via aplicativos e delivery.
Não esqueça de dar uma importância especial para o marketing digital, o canal mais barato e acessível hoje para um negócio se promover! É fundamental estar presente no Facebook e Instagram produzindo conteúdo 4 vezes por semana. Detalhe suas ações, investimentos e estratégias nesses canais.
É importante ter uma boa comunicação com o seu cliente, então também indicamos pensar no desenvolvimento de um site com blog e envio de e-mail marketing e newsletters!
4- Planos operacional e financeiro
No plano de negócios de uma cafeteria é preciso incluir o plano operacional e o plano financeiro. O plano operacional irá detalhar como a cafeteria está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos, e estimativa da capacidade produtiva do negócio mensal.
Já o plano financeiro irá tratar sobre as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.
O plano de negócios precisa ser completo para ter utilidade. Então apresente cada item com detalhes, ilustrando cada etapa. Adicione também os custos pré-operacionais, e o que será necessário adquirir para iniciar sua empresa, com base na urgência e utilidade.
5- Por fim, analise o cenário e a estratégia
Com a análise de cenários da sua cafeteria você irá conseguir prever e administrar os riscos. Para funcionar, você deve projetar cenários com resultados pessimistas, como queda de vendas e aumento de custos.
De igual importância, você deve criar cenários otimistas para ter condições de potencializar as situações favoráveis. Detalhe as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Siga a máxima da clareza: as metas precisam estar na ponta do lápis para que seja possível desenvolver o negócio no dia a dia.
Sempre que precisar, volte ao seu plano de negócios da sua cafeteria e a reestruture. Boa sorte, coffee lover!
Se você quiser saber mais sobre o mundo dos cafés especiais, nos acompanhe no Instagram e no Facebook e fique por dentro de novidades no mundo do barismo.