Hoje nosso post vai ser bem reflexivo, mas vamos falar de algo de supra importância, o bom atendimento nas cafeterias.
Convenhamos que, para qualquer estabelecimento, quando vemos as avaliações do google, reviews e afins, uma das palavras mais comentadas é “atendimento”, seja ele bom ou ruim.
E reflete comigo, se você for bem atendido mas a comida não for tão boa assim, quais as chances de você retornar nesse lugar? Por outro lado, se a comida for boa, mas o atendimento péssimo, qual as chances de você retornar ao local, ou até mesmo indicá-lo para alguém?
O que vale mais? O atendimento ou o sabor do produto?
Provavelmente, se você gosta de pessoas, de se sentir bem-vindo e confortável, diria até que “aconchegado”, o atendimento é um fator muito importante para você. Eu já sinto que, mesmo a comida sendo boa, se o atendente estiver de mau humor, parece que a energia passa para a comida, e não parece uma experiência legal.
E claro, com as cafeterias acontece a mesma coisa. Se o atendimento for bom, a chance do seu estabelecimento chover de clientes é enorme. Um cliente bem atendimento provavelmente volte outra vez, às vezes com mais colegas, quando não indica para um futuro cliente. E claro, estamos na era dos influencers digitais, que divulgam e fazem reviews também falando do atendimento, e indicando vários locais. Quantas vezes seu local já foi indicado por um blogueiro? Ou você atendeu um cliente que foi indicação de outro?
Dicas para melhorar o atendimento na sua cafeteria
Aproveitamos uma postagem do SEBRAE e selecionamos aqui as melhores dicas de atendimento:
- Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
- Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
- Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.
- Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
- Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
- Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.
- Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
- Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
- Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
E se você tiver alguma dica interessante para colaborar com esse conteúdo, pode colocar nos comentários!