Para quem acompanha nossas redes sociais percebeu nossa movimentação nas postagens sobre o empreendedorismo feminino. Entrevistamos 5 mulheres empreendedoras, representando seus 3 estabelecimentos, e hoje vamos apresentar melhor esse cenário através das palavras delas.
Nossa maior motivação, além de sermos uma equipe de mulheres e comandada por Ana Argenta, é dar espaço para que mais clientes também sejam mulheres. No nosso cenário de consultoria temos a grande maioria de clientes masculinos, e fica a pergunta, mulheres empreendedoras, por onde vocês andam?
Segundo uma reportagem da JRS de julho do ano passado, “Apenas 31,3% dos empreendedores são mulheres”. Aproveitando outros dados, por conta da pandemia o número de empreendedoras por necessidade aumentou, totalizando 30 milhões de mulheres empreendedoras no país, segundo dados do GEM – Global Entrepreneurship Monitor.
Quais os maiores desafios das mulheres empreendedoras?
Acho que concordamos com o fato de existir uma sociedade machista e patriarcal. Mas como isso reflete nos negócios geridos por mulheres? Ao invés de falarmos, gostaríamos de reproduzir algumas frases das nossas entrevistadas:
“A parte mais dificultosa é as pessoas acreditarem no seu negócio, como mulher. O pessoal não te leva muito a sério.”
“Ficar se provando o tempo todo, demandando esforço e energia extra”
“O Empreender como mulher já não é uma coisa que combina na mesma frase né? Porque a mulher tem o papel dentro da sociedade de ser mãe, esposa e tal”
“Não é facil! Existe um mercado também muito fechado dos homens do café”
“Em vários momentos eu vou fazer compras e dizem “mas o donO tá aí?“, sabe?”
“A parte mais difícil pra mim é fato da gente ter que se provar, muito! E é muito cansativo a gente tá sempre tendo que provar isso (que sabemos o que estamos fazendo)!”
Essas frases são conhecidas para você? Traduzem seu sentimento ou o que você pensa de algumas empreendedoras?
Sim, nós precisamos nos policiar, principalmente por estarmos em fase de transição, afinal, ainda não temos a sonhada sociedade igualitária.
Apesar dessas frases e dessa luta diária, todas seguem com seus negócios, algumas há mais de 5 anos, outras que abriram durante a pandemia, e outras pensando em abrir novos empreendimentos. Fica nossa mensagem de reflexão, mas principalmente um convite para assistir essas entrevistas inteiras com essas mulheres empreendedoras (cada uma tem em torno de 8 minutos).
Aliás, um grande orgulho para nós é que essas mulheres fizeram sua formação de Barista com a gente aqui da Argenta.