Porque Argenta

A ARGENTA CAFÉS apresenta um Coffee Studio completo para atender os diversos públicos de café. De coffee lovers, baristas, empreendedores que pretendem ingressar no segmento, até cafeterias que querem renovar seu menu de cafés e capacitar sua equipe, com um know how de 12 anos de consultoria. Idealizado pela ANA ARGENTA, Graduada em TI, pós graduada em Marketing e Gestão de Negócios, e MBA com foco em empreendedorismo, em 2006 estabeleceu a Argenta Consultoria em Cafés e, em 2016 inaugurou o primeiro Coffee Studio do Brasil. Aqui, desenvolvemos cursos com certificação internacional SCA, laboratórios e oficinas com temas que abordam todas etapas da cadeia do café e, também, cursos profissionalizantes para aprimoramento e formação de novos baristas, que saem prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Equipe

ANA ARGENTA herdou do pai a veia empreendedora e a inquietação em criar. Já julgou muitos campeonatos de barismo, mas o que gosta mesmo é de uma boa taça de vinho no conforto do seu sofá. Old school no mundo dos cafés, sabe falar com propriedade de todas as áreas que envolvem o café especial. Sua missão é ensinar, e é nisso que seu Coffee Studio é focado: disseminar conhecimento. Apesar de respirar café 24/7, também gosta de correr e viajar por aí — pra conhecer novas cafeterias, é claro.

BRUNO SCHIAVON é triatleta movido a cafeína, amante de blues, de aviação e de História. Engenheiro e militar, em 2016 fez o caminho inverso dos seus antepassados italianos, indo até a terra do espresso para estudar e trabalhar com café. Foi um ano de trabalho duro em cafeterias, várias certificações SCA conquistadas, e até o Caminho de Santiago de Compostela ele cruzou. Retornou ao Brasil e é um Authorized SCA Treiner na Argenta. Desde então, tem se dedicado ao estudo aprofundado da sua maior paixão: os cafés coados.

LUARA STOLLMEIER aposta que a união entre arqueologia e cafés é um casamento feliz - e que numa xícara existe muito mais história do que sonha vossa vã biologia. Ainda assim, Luara cria versões Jedi dos cursos da Argenta, para quem tem tempo curto e passos largos, como barista instrutora que acompanha esse império pelo Brasil afora.

ANTONIO VICENZO desde bebê pega carona nas aventuras dos pais ao redor do mundo. Fala alemão, toca piano, é gamer e parkureiro aposentado, e, agora, se aventura nas quadras de basquete. Sua contribuição na Argenta? Provador oficial dos testes de cardápio, profissional da louça lavada e palpiteiro sobre tudo que é tendência lá fora. Um consultor de assuntos aleatórios de extrema valia!

ELLEN KRAUSE cresceu no meio das panelas do restaurante de seus pais. Até cursou arquitetura, mas como pé de goiaba não dá maçãs, o que lhe encantou foi o café. Há quase uma década estuda tudo sobre o tema: técnicas de extração, criação e desenvolvimento de cardápios e o atendimento a clientes em cafeterias. Entre cursos, workshops e certificações SCA, já fez até uma longa imersão em fazendas produtoras. Hoje, além de barista instrutora na Argenta e Authorized SCA Trainer, Ellen continua se aprofundando no que mais lhe atrai neste universo: o aspecto sensorial dos cafés.

VINICIUS KODAMA é estudante de design, dobrador profissional de dumpling, dança break, faz mágica e é especialista em drinks. Especialista não por acaso: estuda a arte de misturar bebidas com tanto afinco que, além de bartender no .Gin, já foi finalista de uma pá de campeonatos. Junto com os drinks, veio o interesse pelo café ao participar de um campeonato de barismo. Na Argenta, vem para compartilhar seu conhecimento de coquetelaria e ensinar drinks que tem o café como ingrediente. As mágicas sempre são um bônus a parte nas suas aulas!

RAFAEL CASCAO se apaixonou por cafés especiais após adquirir uma Aeropress e descobrir que o café é muito mais complexo e delicioso do que estava acostumado a tomar. Em 2016 fundou um bar onde comandou 24 torneiras de chope artesanal e desenvolveu muito bem o seu sensorial. No início de 2018 vendeu o bar e decidiu se dedicar exclusivamente ao estudo dos cafés especiais. Aqui na Argenta ele comanda a cafeteria e é responsável pela manutenção da qualidade dos cafés de nossos clientes. Nas horas vagas faz cerveja, principalmente as que levam cafés.

FABIOLA JUNGLES é uma mulher e tanto! Deixou de lado a arquitetura para se dedicar aos cafés. E se dedicou com tanta paixão, que hoje é Q-Grader e mestre de torra. Idealizado por ela, comanda um projeto em que prestigia mulheres do café, o Projeto Consolida. É mãe, devoradora de sushis e, aqui na Argenta, além das aulas de barismo, dá aula de Análise Sensorial - sua especialidade.

Origens

Desde 2006, a Argenta estuda, ensina e empreende no segmento do Café Especial. São 12 anos contribuindo para o crescimento da cultura do setor, auxiliando o surgimento e desenvolvimento de empresas e formando baristas que atuam em cafeterias do Brasil e do Mundo. Há mais de uma década, portanto, divide experiências e aprendizados com produtores, torrefações, cafeterias e baristas de todo o globo.

 

A Argenta não é uma cafeteria que ensina ou um consultor eventual, mas um studio completamente dedicado à ensinar profissionais e à desenvolver negócios no ramo do café especial.

Sua estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência de ensino excepcional e possuí todas as ferramentas necessárias para a pesquisa e criação de novos espaços, elaboração de cardápios e treinamento de equipes. O Coffee Studio também é ponto de encontro e intercâmbio de apreciadores e profissionais de café de todo o país que visitam Curitiba.

Entretanto, sua maior qualidade é o time de instrutores e consultores especializados. A Argenta se orgulha de cada um e incentiva os seus esforços para se manterem atualizados, criativos e arrojados.

 

Por tudo isso, a Argenta é reconhecida por seus cursos, oficinas e laboratórios que detalham os vários temas e todas as etapas de produção e comercialização do café. O Coffee Studio forma profissionais prontos para ingressar ou evoluir no mercado de trabalho, com certificação própria e internacional (SCA), e contribui com tradição, ciência e criatividade para o desenvolvimento da cultura do café especial.

Depoimentos

Na Argenta Cafés encontrei a solução customizada para AH! Cucaria, num formato prático e dinâmico. E o mais importante, com aplicação prática imediata.

 

Jane Hetzer, AH! Cucaria

Olá pessoal, com uma enorme mudança de vida pela frente, indo residir no exterior e impossibilitados de trabalhar com nossa profissão, eu e minha esposa decidimos que deveríamos nos preparar para essa nova vida.

 

Como amantes de café, procuramos uma empresa que pudesse no dar um excelente suporte na profissão de barista, e a melhor escolha, sem sombra de dúvidas, para nós, foi a Argenta Cafés.

 

Os cursos oferecidos são de excelente nível prático e teórico, com professores muito bem gabaritados e com alto nível de conhecimento. Ainda, a Argenta oferece cursos com certificação internacional pela SCA, o que não só garante o conhecimento adquirido, como também abre portas para aqueles que pretendem trabalhar como barista no exterior.

 

Recomendamos muito esta empresa fantástica e comprometida com o ensino e a propagação da cultura dos cafés especiais.

 

Fernando Costacurta, Dublin

Fiz os cursos: Introduction to Coffee e Brewing Foundation com certificação pela SCA e também o curso Barista Completo na Argenta. Gostei muitíssimo e recomendo.  Professores super capacitados, que sabem do que estão falando, e que estão sempre estudando e se atualizando.

 

Meu foco foi fazer os cursos por estar de mudança para a Europa, onde o café é muito respeitado e onde ter a certificação SCA faz muita diferença. O curso abre portas, sem dúvidas, e dizer que, além de saber mexer na máquina de expresso, ainda conhece do assunto, sendo certificado internacionalmente, ah, isso sim pesa aqui fora!

 

Agradeço imensamente à Argenta Cafés. Foram fundamentais nessa minha nova caminhada.

 

Ana Scheller, Dublin

Eu e meu namorado fizemos o curso de Barista Completo na Argenta, pois viemos passar um ano na Nova Zelândia e queríamos vir com alguma qualificação na área de hospitalidade.

 

O curso foi sensacional. Ana sempre atenciosa, todos os profissionais com muito conhecimento e os melhores equipamentos para a prática! Ellen sabe muito e foi bem paciente, tirou todas as nossas dúvidas desde a análise sensorial até a apresentação do cappuccino na xícara do cliente.

 

Fizemos também o curso de Coquetelaria e Café, com o Kodama, que recomendamos demais! E duas semanas antes de virmos ainda fizemos uma sessão particular acompanhada só para prática na máquina de espresso.

 

Saímos do curso super preparados. Depois de 3 semanas em Auckland já  consegui meu primeiro trabalho temporário como barista, fui adquirindo experiência e agora, depois de 2 meses aqui, consegui um emprego permanente em um café reconhecido. Tenho certeza que o conhecimento que adquiri no curso, especialmente no módulo de análise sensorial, foi definitivo para a minha contratação! Só temos a agradecer e recomendamos muito o Argenta!

 

Piscila Nawate e João Paulo Navia, Auckland

Não perca tempo e realize seu sonho com o café!

CONTATO

Receba novidades e informações.

Enviando email...

O servidor encontrou um erro.

Email recebido.

Lista privada, livre de spam.

Argenta Cafés

Consultoria e Educação

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 603, loja 08 - 80430-180, Centro.

Curitiba - PR / Brasil

Content Copyright © 2018 Argenta Cafés | Design Copyright © 2018 DTávora Branding Design | Todos os direitos reservados | All rights reserved | V1.1