Blog

Barista, quê?

O barista é a figura central de qualquer cafeteria que preze por café de qualidade. Porém, essa profissão – e até mesmo, esse termo – ainda não são muito conhecidos por aqui.

Uma das perguntas mais comuns que um barista ouve é: qual a relação da palavra barista com café? E a resposta para ela está na Itália, onde máquinas de café são encontradas em estabelecimentos chamados de bar.

Para começar a entender, é preciso saber que os bares italianos se assemelham muito com os brasileiros, com a diferença de que funcionam desde as primeiras horas da manhã, servindo colazione (café da manhã) e diversos espressos ao passar do dia.

Tendo isso em vista, volta-se a segunda guerra mundial, quando a Itália viveu sobre o regime nacionalista de Mussolini, que quis extinguir os estrangeirismos da linguagem de seu povo. Dessa maneira, as palavras ... continua

O café e a saúde

Por: Daniel Munari

O consumo do café é uma prática milenar. A bebida ganhou notoriedade por dois motivos principais: seu gosto maravilhoso e também por conter cafeína, substância que estimula o sistema nervoso.

Muito se discute desde os anos 70 sobre os possíveis malefícios do café, porém, quase nada foi provado. Uma das únicas coisas é que cafeína, em excesso, próximo do horário de dormir, reduz a qualidade do sono; e que em casos de pacientes com crises de ansiedade ou hiperativos, os efeitos estimulantes da cafeína podem agravar os quadros.

Agora vamos para a parte boa.

Bom, antes de falarmos da cafeína, precisamos lembrar que o café possuí em sua composição mais nutrientes, como o Fosforo, o Manganês e o Magnésio, responsáveis por várias enzimas celulares. Também existem vitaminas do complexo B que auxiliam na manutenção do controle do sistema nervoso central. Outra ... continua

Mundo do café especial

Por: Daniel Munari

O café especial é aquele produzido com o máximo de cuidado por uma cadeia produtiva diferente e especializada. O processo começa na fazenda, onde todas as sementes são selecionadas antes do plantio. Depois, elas crescem durante três anos (nos quais ela não produz nada), até que se possa colher. No final, os agrônomos ainda devem ter a delicadeza de escolher como o café vai ser colhido, processado, armazenado… Um trabalhão! Mas a recompensa vale a pena: o café tem uma qualidade muito superior e isso influencia o aroma e o sabor que vai parar na xícara do consumidor.

Mas então, quando o café sai da fazenda acontece o quê? Ele está pronto para ser torrado! E para que isso aconteça, uma série de varáveis devem ser consideradas. Temperatura inicial, temperatura final, progressão, desenvolvimento do grão, velocidade do tambor, fluxo ... continua

Curso de Barista Iniciante – NOVA VERSÃO !!

Em NOVA VERSÃO, o Curso de Barista Iniciante, está muito mais dinâmico!! Profissionais, empreendedores, apreciadores, interessados, venham aprender neste curso intensivo de um dia, como iniciar na área do café. Quer saber os detalhes? Anota…. Onde: CAMOMILA BISTRO & CAFÉ Rua Atílio Bório, 1418 – Alto da XV – Curitiba/PR Quando: 21/11 (sábado) das 9h às 18h Investimento: 475reais (à vista) ou 2x 250reais O que você leva: Certificado, apostila completinha, delicioso café Orfeu e muito conhecimento! Precisa de mais infos? ana@argentacafes.com / daniel@argentacafes.com / 41 9800 9898-Tim

Segue o conteúdo do curso para você saber o que vamos ensinar: Teoria – Por que precisamos explicar como esse fruto maravilhoso começou… • HISTÓRIA – Timeline café no mundo – Timeline café no Brasil • PLANTA DO CAFÉ – Classificação botânica (origem, família, genero, espécies, variedades) – Estrutura do grão – Crescimento – Regiões produtoras no Brasil • PRODUÇÃO – Plantio – ... continua

Iniciando um negócio de sucesso em cafeteria

por Ana Argenta

O negócio do café é um segmento fascinante, rico em história e impactante em termos econômicos. Globalmente, o café movimenta um volume de mais de 70 bilhões de dólares anualmente, traduzinodo-se na segunda maior commodity mundial, atrás apenas do petróleo.

 

Num cenário frenético e competitivo em que o café está inserido, surgem empreendedores dispostos a criar operações inovadoras no comércio da bebida café, confiantes em prosperar financeiramente, e determinados em materializar a idéia. Contudo, por falta de conhecimento sobre o produto principal que irão operar e do segmento em que irão atuar, e por não considerarem a elaboração de um bom planejamento para o novo negócio, correm sérios riscos de entrar na estatística das empresas que não sobrevivem.

 

Muitos empreendedores, preferem iniciar um negócio pela execução, e não dedicam tempo para o planejamento. Observando isso em muitas das consultas que ... continua

Dicas para um Café de qualidade em casa

por Ana Argenta

Parece simples preparar um café em casa, mas há algumas dicas que recomendo e que são fundamentais para ter sucesso com o seu café, começando pela aquisição do café que irá preparar:

 

Para garantir a qualidade do café dê preferência por comprar em empórios especializados, cafeterias ou outros estabelecimentos que comercializam cafés especiais.

 

Procure na embalagem a informações sobre a origem deste café; fazenda produtora, região, espécie (via de regra a espécie arábica representa um café mais complexo, saboroso e aromático), variedades, processos, características. Verifique se há informações sobre a torra do café. Dê preferência à torra média.

 

Observe se o café possui certificações, como por exemplo, BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), Utz Kapeh, ISO, IBD ou Ecocert (orgânicos), Rainforest Alliance, dentre outras. Avalie a embalagem; valvuladas, vácuo, injeção nitrogênio, são as indicadas).

 

Analise a data de validade. Café torrado e moído ... continua